Athilapeixe: Blog https://athilapeixe.zenfolio.com/blog en-us (C) Athilapeixe (Athilapeixe) Thu, 16 Apr 2020 22:47:00 GMT Thu, 16 Apr 2020 22:47:00 GMT https://athilapeixe.zenfolio.com/img/s/v-12/u121045165-o565231419-50.jpg Athilapeixe: Blog https://athilapeixe.zenfolio.com/blog 84 120 Exposição O Mar de Cascais - Portugal https://athilapeixe.zenfolio.com/blog/2018/6/exposi-o-o-mar-de-cascais---portugal O Mar de Cascais é um exposição dedicada à riqueza dos bens culturais subaquáticos e à biodiversidade das águas de Cascais trazendo ao público o vasto trabalho que têm sido desenvolvido por arqueólogos, historiadores, conservadores e biólogos em prol da valorização da herança cultural e natural submersa ao largo do litoral concelhio.

A costa de Cascais, porta privilegiada de acesso à Barra do Tejo, a que já os navegantes e geógrafos da Antiguidade se referiam, constituiu um ponto de ligação das rotas do Mediterrâneo e do Norte da Europa. As suas águas constituem, assim, um dos maiores cemitérios de naufrágios do mundo, de onde emergiram alguns dos vestígios mais significativos da história da arqueologia subaquática portuguesa.

Esta exposição estará no Paredão de Cascais (Portugal) junto à Piscina Oceânica Alberto Romano, de dia 29 de Abril a 26 de Junho de 2018.

Visite a agenda de Cascais e conheça a iniciativa do Projeto M@rBis onde as imagens foram produzidas.

Agradecimentos especiais aos queridos Nuno Vasco e Ana Pinto pelos registros e pela parceria em inúmeros mergulhos que resultaram nessas imagens.

O Mar de CascaisCredits: Nuno Vasco e Ana Pinto O Mar de CascaisCredits: Nuno Vasco e Ana Pinto O Mar de CascaisCredits: Nuno Vasco e Ana Pinto

O Mar de CascaisCredits: Nuno Vasco e Ana Pinto

]]>
(Athilapeixe) cascasi ciência conservação exposição marinho portugal https://athilapeixe.zenfolio.com/blog/2018/6/exposi-o-o-mar-de-cascais---portugal Thu, 14 Jun 2018 15:16:21 GMT
As campanhas M@rBis - ampliando o conhecimento sobre a Plataforma Continental Portuguesa https://athilapeixe.zenfolio.com/blog/2017/8/campanhas-marbis As campanhas M@rBis surgiram em 2010 com intuito de cartografar a biodiversidade marinha das águas sob jurisdição de Portugal. Mais de 40 entidades com projetos a decorrer e estudantes foram convidados a participar na missão Cascais em 2015. A amostras recolhidas servirão de base para estudos realizados durante os próximos anos e integram o projeto de Extensão da Plataforma Continental de Portugal para além das 200 milhas.

The M@rBis campaigns began in 2010 with the goal of mapping marine biodiversity of waters under Portuguese jurisdiction. Over 40 entities with ongoing projects and students were summoned to participate in the 2015 Cascais mission. Samples and data retrieved are basis for ongoing studies and integrate the proposal for Extension of the Continental Shelf of Portugal beyond 200 nautical miles.

Aprecie o vídeo Rumo ao FuturoEnjoy the movie Into the Future 

Filme por Gustavo Neves
Produção: EMEPC, Seth Solo, Peregrinus Studio

 

CreoulaCreoulaVista do NTM Creoula junto a Ponta de Sagres.

 

 

 

 

A galeria abaixo retrata a expedição de 2013 na costa do Algarve, sul de Portugal.

The gallery below depicts the 2013 expedition to the Algarve coast, south Portugal.

 

]]>
(Athilapeixe) expedição m@rbis pesquisa portugal video https://athilapeixe.zenfolio.com/blog/2017/8/campanhas-marbis Thu, 17 Aug 2017 11:16:51 GMT
Um mergulho na exposição oceanos! https://athilapeixe.zenfolio.com/blog/2017/7/um-mergulho-na-exposi-o-oceanos Que tal um mergulho nos oceanos, este mundo que cobre 70% da Terra? Apesar de exercerem um papel fundamental para preservar a vida, o que se conhece atualmente sobre os oceanos representa menos de 1% da superfície que ocupam.

A Exposição Oceanos, inaugurada em 2 de junho, permite um passeio da praia até profundidades abissais para se entender um pouco mais sobre a influência da luz solar nos oceanos, a biodiversidade aquática e as correntes marinhas.

A Exposição Oceanos conta com o apoio do CNPq e tem como instituições parceiras o Instituto Meros do Brasil e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

O Museu da Vida está localizado na Av. Brasil, n.4365, em Manguinhos, dentro do campus da Fiocruz. A entrada é gratuita de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h. Informações: (21) 2590-6747 ou www.museudavida.fiocruz.br.

]]>
(Athilapeixe) da exposição fotografia museu oceanos vida https://athilapeixe.zenfolio.com/blog/2017/7/um-mergulho-na-exposi-o-oceanos Fri, 14 Jul 2017 14:13:55 GMT
Do fundo do mar para o Museu https://athilapeixe.zenfolio.com/blog/2017/6/do-fundo-do-mar-para-o-museu A exposição “Rede Abrolhos: monitorando o maior complexo coralíneo do Atlântico Sul” foi inaugurada no hall do Museu do Meio Ambiente em 13 de junho, pelo Ministro do Meio Ambiente.

A mostra é composta por 40 fotografias impressas, com imagens aéreas e submarinas, mostra de fotos em vídeo, exemplares da fauna e da flora marinha e equipamentos científicos utilizados pelos cientistas para estudar essa região, que tem a maior biodiversidade da costa brasileira.

Visite o Museu do Meio Ambiente. A entrada é gratuita.

Rua Jardim Botânico, 1008
Jardim Botânico - Rio de Janeiro - RJ
CEP 22470-180

 

Canon 5DmII

O pequeno peixe grama (Gramma brasiliensis) é endêmico da costa brasileira e  não ultrapassa os sete centímetros de comprimento. Podem ser encontrado de cabeça para baixo, em áreas sombreadas dos recifes onde constroem seus ninhos.

Canon 5DmII

Bodião-bico-verde (Scarus trispinosus) é uma espécie classificada como ameaçada pela IUCN. Tem uma arcada dentária projetada para raspar e triturar corais, tendo um importante papel funcional nos recifes brasileiros.

Canon 5DmII

O coral cérebro (Mussismilia brasiliensis) é a principal "construtora" dos recifes brasileiros e é endêmica da costa brasileira.

Canon 5DmII

Os corais de fogo (Millepora alcicornis) que são comuns nas bordas dos recifes no Banco dos Abrolhos.

Canon 5DmII

Cardume de xira (Haemulon aureolineatum) sobre Banco de Rodolitos na borda da Buraca Rasa, Banco dos Abrolhos.

Canon 5DmII

Jovem badejo quadrado (Mycteroperca bonaci) imóvel em uma estação de limpeza durante a noite, aguarda a chegada do camarão palhaço (Stenopus hispidus).

Canon 5DmII

Os corais de fogo (Millepora alcicornis) nas bordas e uma colônia de coral cérebro (Mussismilia brasiliensis) abaixo, em áreas rasas dos recifes no Banco dos Abrolhos.

]]>
(Athilapeixe) da exposição fotografia museu oceanos vida https://athilapeixe.zenfolio.com/blog/2017/6/do-fundo-do-mar-para-o-museu Sat, 24 Jun 2017 13:56:47 GMT
Estudo sobre populações do paru-branco mostra divergências genéticas na costa brasileira https://athilapeixe.zenfolio.com/blog/2016/11/enxada O Parú-Branco ou Enxada (Chaetodipterus faber), a única espécie da família Ephippidae presente no Atlântico Ocidental, tem ampla distribuição (Nordeste dos EUA ao Sul do Brasil) e habita a maioria dos ambientes marinhos costeiros, como manguezais, praias e recifes.

Um estudo populacional baseado no DNA mitocondrial da espécie revelou uma significante divergência genética entre populações tropicais e subtropicais do Atlântico Sul Ocidental. A análise da história demográfica destes grupos mostrou que ambos experimentaram expansões populacionais vinculadas a eventos climáticos e oceanográficos do final do Pleistoceno. A expansão do grupo tropical datou de 50 mil anos atrás, período de intensas variações globais no clima e no nível dos oceanos. Já a expansão do grupo subtropical teve início há 10 mil anos, a seguir ao último máximo glacial, quando o reposicionamento da Zona de Convergência Subtropical pode ter favorecido a colonização das regiões mais ao sul da distribuição geográfica da espécie.

O estudo, intitulado "Population genetic structure and demographic history of the spadefish, Chaetodipterus faber (Ephippidae) from Southwestern Atlantic" foi publicado na revista internacional l Journal of Experimental Marine Biology and Ecology e envolveu pesquisadores das Universidades Federal do Espírito Santo (UFES), Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Estadual Paulista (UNESP). O artigo permanecerá com livre acesso até 14 de janeiro de 2017 e sua cópia digital pode ser obtida através do link: https://authors.elsevier.com/a/1U6K051aUNrMQ

30x45_CHAFAB_Athila_Bertoncini30x45_CHAFAB_Athila_Bertoncini

]]>
(Athilapeixe) Brasil Chaetodipterus Conservação faber genética paru-branco peixes populacional recifais https://athilapeixe.zenfolio.com/blog/2016/11/enxada Wed, 30 Nov 2016 17:06:19 GMT
Cartaz espécies peixes | Fish species poster São Tomé & Principe https://athilapeixe.zenfolio.com/blog/2016/10/posterstp Finalmente chegam a São Tomé e Príncipe os cartazes “Peixes Marinhos Comerciais de São Tomé e Príncipe”. Os cartazes, impressos em Lisboa pelo MARE-IPLeiria, foram gentilmente entregues pela Dra. Sara Vieira, da Associação Tartarugas Marinhas (ATM) de Lisboa à ONG MARAPA e, segundo a Sra. Sara:

"O Jorge, Director Executivo mal me viu com os pôsters abraçou-me e disse que há anos que tinha o sonho de fazer um pôster com as espécies comerciais de São Tomé e Príncipe e finalmente se concretizou".

Os cartazes serão ainda entregues nas escolas, ONGs, Governo e comunidades de pescadores tanto de São Tomé, como também na ilha do Príncipe.

Esse cartaz, que contém os nomes científicos e comuns (na língua local e em Inglês) das espécies, sendo um dos resultados de extensão do projeto “Peixes de São Tomé e Príncipe”, que para além dos trabalhos de pesquisa científica (leia o artigo publicado sobre as novas ocorrências de espécies), deverá ainda em 2016 lançar um livro guia das espécies marinhas locais, ricamente ilustrado com fotografias subaquáticas.Para conhecer mais sobre o Projeto, e um pouco mais sobre a expedição de 2015, visite a postagem.

Nossos agradecimentos ao MARE-IPLeiriaFlying SharksMARE-AçoresIMAR-DOPUNIRIO e Institutos Meros do Brasil.


 


Finally the posters of Marine Commercial fishes of São Tomé and Principe has arrived. Posters were printed in Lisbon, by MARE-IPLeiria, and were gently delivered by Dr. Sara Vieira, from the Marine Turtles Association (ATM) in Lisbon, to the MARAPA NGO, and Dr. Sara reported:

"Jorge, the Executive Director, barely saw me with the posters in my hands, hugged me and said that for years, he had a dream of having such a poster with the comercial species of São Tomé and Principe, and it finally became true"

This poster, containing the scientific and vernacular (Local and English) species names, is one of the services, resulted from a broader project entitled "Fishes of São Tomé and Principe", which beyond the scientific research (take a look at the recently published paper on the new species records), might issue, still in 2016, a species guide book, of the São Tomé and Principe fish species, highly illustrated with underwater photographs. For more information on the Project and a bit more from the expedition in 2015, visit the post.

Our acknowledgments to MARE-IPLeiriaFlying SharksMARE-AçoresIMAR-DOPUNIRIO and Institutos Meros do Brasil.

 

 
aDa esquerda para a direita | from left to right: Dr. Márcio Gonçalves - Coordenador | Coordinator Programa Tunhã (monitoramento de cetáceos | cetacean monitoring); Dra. Arminda Rolim Bom Jesus (Presidente | President ONG MARAPA), Dr. Jorge Carvalho de Rio (Diretor Executivo | Executive Director ONG MARAPA), Dr. Albertino dos Santos (Técnico | Technician ONG MARAPA).
Da esquerda para a direita | from left to right: Dr. Márcio Gonçalves - Coordenador | Coordinator Programa Tunhã (monitoramento de cetáceos | cetacean monitoring); Dra. Arminda Rolim Bom Jesus (Presidente | President  ONG MARAPA), Dr. Jorge Carvalho de Rio (Diretor Executivo | Executive Director ONG MARAPA), Dr. Albertino dos Santos (Técnico | Technician ONG MARAPA).
 
 
Dr. Arminda Rolim (Presidente da MARAPA), Dr. João Pessoa (Director Geral das Pescas) e Dr. Jorge Carvalho de Rio (Director Executivo MARAPA)
Arminda Rolim Bom Jesus (Presidente | President  ONG MARAPA), Dr. João Pessoa (Director Geral das Pescas Fisheries Director ), Dr. Jorge Carvalho de Rio (Diretor Executivo | Executive Director ONG MARAPA).
 
 
Póster levado pela Dra. Sara Vieira de Lisboa para o Príncipe e entregue à Dra. Ana Nuno, que está a distribuir por toda a ilha do Príncipe. Na imagem o técnico de pescas David na Direção Regional das Pescas na Ilha do Príncipe.
Poster levado pela Dra. Sara Vieira de Lisboa para o Príncipe e entregue à Dra. Ana Nuno, que está a distribuir por toda a ilha do Príncipe. Na imagem o técnico de pescas Dr. David na Direção Regional das Pescas na Ilha do Príncipe. Posters taken from Lisbon by Dr. Sara Vieira, delivered to Dra. Ana Nuno which is distributing it at Principe Island. Dr. David places the poster at the Regional Fisheries Direction office, in Principe Is.  
 
Dra. Ana Nuno, distribui os posters aos pescadores na ilha do Príncipe Posters distributed to fishermen by Dra. Ana Nuno at Principe Island.
 
Dra. Ana Nuno, distribui os posters aos pescadores na ilha do Príncipe Posters distributed to fishermen by Dra. Ana Nuno at Principe Island.
 
Dra. Ana Besugo, distribui os posters no Ilhéu das Rolas no centro de mergulho Costa Norte Posters distributed by Dra. Ana Besugo at Rolas Islet, at Costa Norte Cive center.
 
Peixes marinhos comerciais de São Tomé e Príncipe
]]>
(Athilapeixe) Africa Sao Tomé ciência comercial species expedition expedição fish fisheries peixes pescarias recifes reefs science https://athilapeixe.zenfolio.com/blog/2016/10/posterstp Fri, 14 Oct 2016 20:41:14 GMT
Descoberta de novos recifes | Newly discovered reefs https://athilapeixe.zenfolio.com/blog/2016/10/descoberta-de-novos-recifes-newly-discovered-reefs

Newly discovered reefs in the southern Abrolhos Bank, Brazil: Anthropogenic impacts and urgent conservation needs

The Abrolhos Bank is an area of high ecological, socio-economic importance and harbour the richest and most-extensive coral reefs in the South Atlantic. During 14 expeditions from late 2013 to late 2015 on the central/southern coast of the Espírito Santo State (19°–20° S)  we have discovered  the existence of a series of new shallow (12–25 m depth) reef complex with  large biogenic structures, intermediate between the typical mushroom-shaped pinnacles of the northern Abrolhos Bank (17°–18° S) and the common small patch reefs. 

These newly discovered reefs harbour a relatively rich and abundant reef community, with 73 fish and 14 benthic cnidarian species to date, including endangered and commercially important ones. Importantly, the area urgently needs a properly mapping and understanding the ecological functioning of this reef system. Information provided in the article published at the Marine Pollution Bulletin "Newly discovered reefs in the southern Abrolhos Bank, Brazil: Anthropogenic impacts and urgent conservation needs (https://t.co/3eNdLdNqWw)"  is a baseline for future impact evaluations, particularly considering the recent worst environmental disaster of Brazil from a dam collapse in Doce river that affected the region.

To learn more, visit the website and don't forget to take a look at the video under Supplementary data.

 

O Banco dos Abrolhos é uma rica área em termos ecológicos e sócio-econômicos, a qual abriga a mais ampla riqueza recifal no oceano Atlântico Sul. Ao longo de 14 expedições do fim de 2013 ao fim de 2015 na região central/sul do estado do Espírito Santo (19°–20° S) nós descobrimos a existência de uma série de novos recifes rasos (12-25m de profundidade) com amplas estruturas biogênicas e formatos intermediários entre os famosos chapeirões do norte do banco dos Abrolhos (17°–18° S) e os recifes em mancha, comuns na região. 

Estes recifes recém descobertos abrigam uma rica e abundante fauna recifal, que conta até o momento com 73 espécies de peixes e 14 cnidários bentônicos, incluindo espécies ameaçadas e de importância econômica. Cabe ressaltar que a área necessita de um mapeamento urgente, além de pesquisas para compreender melhor o papel desses recifes. As informações contidas no artigo publicado no Marine Pollution Bulletin "Newly discovered reefs in the southern Abrolhos Bank, Brazil: Anthropogenic impacts and urgent conservation needs (https://t.co/3eNdLdNqWw)" configuram uma primeira base de conhecimento para futuras avaliações de impacto na região, considerando em particular o pior e mais recente desastre ambiental  no Brasil, com o rompimento da barreira no Rio Doce, o qual afetou o região.

Para saber mais, visite o site do artigo e não esqueça de assistir ao vídeo nos materiais suplementares. 

 

 

https://vimeo.com/116156133

 

 

 
 
 
 
 
]]>
(Athilapeixe) UFES UNIRIO abrolhos conservação corais corals disaster forgotten monitoramento reefs https://athilapeixe.zenfolio.com/blog/2016/10/descoberta-de-novos-recifes-newly-discovered-reefs Tue, 04 Oct 2016 18:30:13 GMT
Bleaching in Abrolhos | Branqueamento em Abrolhos https://athilapeixe.zenfolio.com/blog/2016/5/branqueamento-dos-corais-nos-abrolhos Canon 5DmII The Abrolhos Network (www.abrolhos.org) has just carried a survey in the Abrolhos reefs, NE Brazil. Abrolhos is the Brazilian main reef system and is under extensive bleaching, with some coral mortality already recorded, especially on Millepora spp. and Mussismilia spp. 
 
In the scope of the Long Term Ecological Research Program (PELD - http://cnpq.br/sitios-peld/), sponsored by Brazil's Ministry of Science and Technology, the  Abrolhos' coastal, offshore and mesophotic reefs were surveyed, and a widespread coral bleaching and disease outbreaks, affecting corals and even gorgonians was observed. Surveys were carried out before and during the temperature anomaly event, with transects and fixed photoquadrads at several sites, including inside and outside MPAs and covering the cross-shelf gradient. Mesophotic reefs were not affected, and coastal reefs were the most hardly hit. Bleaching and diseases are affecting scleractinians, zoanthids, anemones and gorgonians.
 
Take a look at some images of the reefs, and soon there will be more news. Take a look at the short documentary.
 
 
 
A Rede Abrolhos (www.abrolhos.org) acaba de retornar de uma expedição de pesquisa nos recifes dos Abrolhos, NE do Brasil. O principal sistema recifal brasileiro está sob a pressão de um amplo branqueamento, com alguma mortalidade já observada, especialmente de colônias de Millepora spp. e Mussismilia spp.
 
No âmbito do PELD (Programa Ecológico de Longa Duração - http://cnpq.br/sitios-peld/), financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, foram pesquisadas as áreas recifais costeiras, de águas abertas e mesofóticas, onde foram observados diversos eventos de branqueamento, além de outras doenças afetando corais e inclusive gorgônias. As pesquisas transcorreram antes e durante os eventos de anomalia nas temperaturas, que se mantiveram muito elevadas nas últimas semanas, realizando transectos e fotoquadrados fixos em diversos locais, incutindo áreas dentro e fora das Áreas Marinhas Protegidas, cobrindo um gradiente através da plataforma continental. Os recifes mesofóticos não foram afetados, no entanto, os recifes costeiros sofreram os maiores danos. O branqueamento e doenças estão afetando corais escleractineos, zoantídeos, anêmonas e gorgônias.
 
Abaixo estão algumas imagens da expedição e em breve mais notícias. Assista ao pequeno documentário.
 
 
 
 
]]>
(Athilapeixe) PELD abrolhos bleaching branqueamento conservação corais corals disease doenças monitoramento reefs https://athilapeixe.zenfolio.com/blog/2016/5/branqueamento-dos-corais-nos-abrolhos Thu, 12 May 2016 12:28:07 GMT
4th Underwater Photo Marathon 2016 https://athilapeixe.zenfolio.com/blog/2016/3/4th-underwater-photo-marathon-2016 4th Underwater Photo Marathon 2016


Divulgados os resultados do 4th Underwater Photo Marathon. Empatado (com o Italiano Stefano Proakis) em 4° na categoria Naufrágio P&B, e novamente empatado (com o Croata Danijel Frka) em 14° no geral, foi um ótimo resultado dentre os 381 competidores de 37 países. Outro Brasileiro que também obteve colocação, foi Fábio Ludmer na Categoria Compacta, com o 8° lugar em Grande Angular Ambiente.

Os competidores, nas categorias Compacta e DSLR enviam as imagens nas categorias: Naufrágio P&B, Grande Angular Ambiente, Macro, Fashion, Água Doce/Fria, além de um Portfolio com 5 imagens.

Underwater Photo Marathon é realizado online, com a participação de grandes nomes da Fotosub Mundial e tem sede na Zagreb (Croácia), onde ocorre a cerimônia de premiação. Confira a pagina do evento no Facebook.

 

Naufrágio P&B   Grande Angular Ambiente   Macro   Fashion   Água Doce/Fria     Portfolio 1   Portfolio 2   Portfolio 3   Portfolio 4   Portfolio 5

]]>
(Athilapeixe) Campeonato Competição Croácia Marathon fotosub mundial https://athilapeixe.zenfolio.com/blog/2016/3/4th-underwater-photo-marathon-2016 Wed, 09 Mar 2016 23:57:39 GMT
Expedição Científica São Tomé https://athilapeixe.zenfolio.com/blog/2016/1/bstp Em Novembro de 2015, Nuno Vasco Rodrigues (pesquisador MARE-IPLeiria e Science Officer da Flying Sharks), Jorge Fontes (pesquisador MARE-Açores e IMAR-DOP) e Áthila Bertoncini (pesquisador UNIRIO e Institutos Meros do Brasil) seguiram em expedição científica a São Tomé (Golfo da Guiné, costa oeste Africana).

O principal objetivo dessa expedição foi documentar a rica diversidade de peixes recifais costeiros na região, utilizando a fotografia e vídeo subaquático (assista ao vídeo abaixo) para a produção do primeiro guia ilustrado de espécies de peixes recifais de São Tomé. No entanto, para a surpresa dos próprios pesquisadores a expedição se mostrou muito mais interessante do que previam. Uma grande quantidade de dados foi coletada e seguem sendo analizadas para futuras publicações.

Visite a galeria de São Tomé and Principe.

Visite também Pessoas São Tomé.

 

In November 2015, Nuno Vasco Rodrigues (researcher from MARE-IPLeiria and Flying Sharks' Science Officer), Jorge Fontes (researcher from MARE-Azores and IMAR-DOP) and Áthila Bertoncini (researcher from UNIRIO and Institutos Meros do Brasil) went on a scientific expedition to São Tomé (Gulf of Guinea, West Africa).

The main objective of the expedition was to document the rich coastal fish diversity of the region, using underwater video and photography (watch the video below), for the production of the first illustrated guide of the coastal fish species of São Tomé. Nevertheless, this expedition provided much more discovers than researchers anticipated. A large amount of scientific data was also collected, is now being analyzed, and will be published soon.

Visit the gallery of São Tomé and Principe.

Visit also São Tomé people

 
 
Expedição científica São ToméVídeo sobre a expedição científica a São Tomé
 
São ToméRica diversidade e abundância de espécies nos recifes de São Tomé
]]>
(Athilapeixe) Africa ciência expedição expedition fish peixes recifes reefs Sao science Tomé https://athilapeixe.zenfolio.com/blog/2016/1/bstp Thu, 21 Jan 2016 14:46:59 GMT
PRIME BRASIL DE FOTOSUB 2015 https://athilapeixe.zenfolio.com/blog/2016/1/prime-brasil-de-fotosub-2015 Divulgado o resultado do PRIME BRASIL DE FOTOSUB 2015.

O resultado do campeonato PRIME BRASIL DE FOTOSUB 2015 da Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas - ABISUB foi um espetáculo! Medalhas para 19 participantes em suas duas categorias. 


Um evento cada vez mais competitivo e que instiga os fotógrafos a capricharem cada vez mais em suas ideias e técnicas, no que eu considero uma grande mostra da nossa biodiversidade subaquática Brasileira. 


Prabéns a todos os participantes! Segue o portifólio que me colocou em 4 colocado geral da categoria Master, e morder uma prata na categoria criativa. Vamos ter que pedalar muito no Nacional de Fotosub em março 2016! rsrs.

Todos os resultados em:http://www.abisub.com.br/campeonatos.asp

 

 

Portfolio Prime 2015Fotografias apresentadas no Prime 2015 Portfolio Prime 2015Fotografias apresentadas no Prime 2015 Portfolio Prime 2015Fotografias apresentadas no Prime 2015 Portfolio Prime 2015Fotografias apresentadas no Prime 2015 Portfolio Prime 2015Fotografias apresentadas no Prime 2015

 

]]>
(Athilapeixe) https://athilapeixe.zenfolio.com/blog/2016/1/prime-brasil-de-fotosub-2015 Mon, 11 Jan 2016 10:07:00 GMT